A palavra ooforectomia significa a retirada do ovário.
As lesões suspeitas de ovário devem ser submetidas a exame anatomopatológico, de preferência no momento da ooforectomia (exame histológico por congelação), caso esta seja positiva para neoplasia maligna (câncer), procedesse a cirurgia para estadiamento de tumor de ovário.
A cirurgia padrão para o câncer de ovário é a salpingo-ooforectomia bilateral (retirada das duas trompas uterinas com os dois ovários), histerectomia extra-fascial (retirada do útero), omentectomia (ressecção da gordura que recobre o intestino), biopsias do peritônio e a linfadenectomia pélvica e para-aórtica ou amostragem linfonodal pode estar indicada (vai depender do tipo histológico e estádio da doença).
A histerectomia para os cânceres de ovário e endométrio é a extra-fascial ou tipo I de Piver (não há necessidade de ressecar os paramétrios – tecidos ao redor do colo do útero), salvo raras exceções. A linfadenectomia pélvica e para-aórtica (retirada os linfonodos) pode estar indicada.
No câncer do colo do útero o tipo de histerectomia vai depender do estádio da doença. O mais inicial pode ser feita a histerectomia do tipo Piver I, está sem a necessidade de linfadenectomia pélvica. Os outros tipos mais frequentemente utilizados são a histerectomia radical modificada (Piver II – retirada do tecido ao redor do útero até os ureteres, junto com o terço superior da vagina) e a histerectomia radical (Piver III – retirada do tecido ao redor do colo uterino até a parede pélvica, junto com os dois terços superiores da vagina).
A cirurgia para o câncer do colo do útero deve ser feita com a tentativa de preservar a inervação autonômica da bexiga (histerectomia com preservação nervosa).
Câncer de vulva.
Aberta.
Lesões pré malignas, câncer de vagina. Câncer do colo do útero.
Em geral via vaginal (para as lesões de vagina), videolaparoscópica e robótica podem ser utilizadas para o câncer de colo uterino.
Colpectomia é a retirada de um segmento da vagina, pode ser parcial ou total.
A mulher poderá vir a ter problemas com a fertilidade, a vagina pode ficar encurtada ou com estenose, isto irá depender do segmento que foi ressecado.