Chapecó

Genital masculino pênis, testículos e próstata

Penectomia

Indicações oncológicas

Câncer de pênis.

Pode ser feita pela via convencional (aberta), videolaparoscópica ou robótica.

É a ressecção de parte do pênis (parcial), ou de todo o pênis (total), neste caso é realizada uma abertura da uretra no períneo (uretrostomia perineal), logo abaixo do escroto, por onde a urina irá sair.

Na penectomia total o homem irá urinar pela abertura da uretra no períneo, geralmente não há problemas em relação a continência urinária.

Orquiectomia

Indicações oncológicas

Lesões suspeitas de câncer de testículo. Pode ser indicada a orquiectomia bilateral para bloqueio hormonal no câncer de próstata metastático.

Inguinotomia.

Para as lesões suspeitas de câncer de testículo é realizada a orquiectomia radical com a ressecção do testículo e dos vasos que o nutrem até a entrada no canal inguinal interno (dentro do abdome).

A depender do tipo histológico e do estádio da doença o paciente pode vir a precisar de uma outra cirurgia para a retirada dos gânglios linfáticos do abdome (linfadenectomia retroperitoneal), antes ou após tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia.

Em geral o homem mantém a fertilidade e a produção hormonal normal ou próximo do normal. Nos casos em que a orquiectomia é bilateral ocorre a parada de produção de hormônios masculinos, com a perda da libido e outros sintomas causados pela falta de hormônio. A infertilidade neste caso é certa.

Prostatectomia Radical

Indicações oncológicas

Câncer de próstata.

Pode ser feita pela via convencional (aberta), videolaparoscópica ou robótica.

A prostatectomia radical ou prostatovesiculectomia radical é a retirada da próstata e das vesículas seminais, nesta cirurgia um dos principais objetivos, além da cura do câncer, é a preservação dos nervos da ereção (passam pelos dois lados da próstata), dependendo do valor do PSA e do resultado da biópsia é feita uma amostragem linfonodal, em casos selecionados pode ser indicada linfadenectomia estendida. A reconstrução da cirurgia é feita com a anastomose da bexiga com a depois da prostatectomiauretra.
Em geral o homem tem uma adaptação boa levando uma vida normal. A taxa de impotência e incontinência urinária ainda é alta (em torno de 20 a 30%).

Saiba mais

R. São Marcos, Nº 1259 | 2° Andar
Bairro: Santa Maria Chapecó-SC
R. Padre Aurélio Canzi, Nº 2277 – Bairro Centro – São Miguel do Oeste – SC,
89900-000.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer conteúdo personalizado. Ao continuar a utilizar nosso site, você concorda com nossa política de privacidade e uso de cookies.